Translate

Organização e Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico


Objetivos:
Lei de Diretrizes e Bases: Lei 9394 de 20/12/1996;
Objetivo da Educação Básica
LDB: Titulo V – dos Níveis e das Modalidades de Educação e Ensino:
Capitulo II
Seção I
Das Disposições Gerais

Artigo 22º. “A Educação Básica tem por finalidades desenvolver o educando assegurando-lhe a formação comum, indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho em estudos posteriores”.
Seção II
Da Educação Infantil
Art. 29º. “A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade (ou zero a cinco, na medida em que as crianças de seis anos ingressem no Ensino Fundamental), em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”.
 Art. 30º. A educação infantil será oferecida em:
I - creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade; II - pré-escolas, para as crianças de quatro a cinco anos de idade.

Objetivos Gerais da Rede Municipal de Ensino.
A Educação, dever da família e do Estado, inspirada nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, sua formação contínua, o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
O sistema Municipal de Ensino, a fim de garantir o cumprimento da finalidade proposta, deverá:
      Universalizar o acesso à escola e assegurar a qualidade do atendimento garantindo a permanência do aluno com sucesso nas suas aprendizagens;
      Garantir a igualdade de condições a todos e a valorização da diversidade, considerando a forma singular com que cada aluno se aproxima e se apropria do conhecimento, exercendo no convívio escolar as relações de respeito e cooperação;
      Socializar o conhecimento historicamente construído, de forma que seja reelaborado, com suas peculiaridades socioculturais;
      Oportunizar aprendizagens para a formação de sujeitos autônomos, críticos e participativos, capazes de atuar com competência, dignidade, solidariedade, percebendo-se responsável na sociedade.

Princípios que norteiam o trabalho:

              Princípios éticos – valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.
              Princípios políticos – garantia dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.
              Princípios estéticos – valorização da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.
Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil de acordo com a Base Nacional Curricular Comum:
 • Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
 • Brincar de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), de forma a ampliar e diversificar suas possibilidades de acesso a produções culturais. A participação e as transformações introduzidas pelas crianças nas brincadeiras devem ser valorizadas, tendo em vista o estímulo ao desenvolvimento de seus conhecimentos, sua imaginação, criatividade, experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
• Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.
• Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
• Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
• Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.

Objetivos Gerais para Educação Infantil de acordo com DNCEI:
A educação infantil deverá se organizar de forma que as crianças construam as seguintes capacidades:
·        Brincar, ampliando suas capacidades expressivas e simbólicas, reelaborando significados sobre o mundo, sobre os contextos e as relações entre os seres humanos;
·        Ampliar o conhecimento sobre seu próprio corpo, suas possibilidades de atuação no espaço, bem como desenvolver e valorizar hábitos de cuidado com a saúde e o bem estar;
·        Construir uma imagem positiva de si, com confiança em suas capacidades, atuando cada vez mais de forma autônoma nas situações cotidianas;
·        Conhecer diferentes manifestações culturais como constitutivas de valores e princípios, demonstrando respeito e valorização e diversidade;
·        Construir e ampliar as relações sociais, aprendendo a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando e desenvolvendo atitudes cooperativas;
·        Valorizar e desenvolver atitudes de preservação do meio ambiente, reconhecendo-se como integrante dependente e agente transformador do mesmo;
·        Construir e apropriar-se do conhecimento organizado nas diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita), utilizando-as para expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos, ampliando uma rede de significações;
·        Aprender a buscar informações de forma autônoma, exercitando sua curiosidade frente ao objeto de conhecimento.

Objetivos Gerais da Unidade Escolar:
            Garantir os direitos dos bebes e crianças por meio de rotinas flexíveis que atendam as suas individualidades e necessidades, oferecendo variedades de materiais e experiências para escolha, exploração e pesquisa, com propostas desafiadoras, lúdicas e valorização das relações interpessoais, planejando rotinas de forma a garantir para todas as crianças, igualmente, oportunidades de vivências e experiências, em espaço previamente organizado, com intencionalidades pedagógicas definidas, pelas educadoras. Incluir experiências em que as crianças tenham oportunidades para:
   Brincar e movimentar-se explorando os espaços com liberdade e segurança;
   Ter atenção individual;
   Explorar materiais individualmente;
    Participar de brincadeiras em pequenos agrupamentos, de acordo com seu interesse ou planejamento da professora;
   Expressar sentimentos;
   Ter colo, acalanto e afeto sempre que necessitarem;
   Momentos de descanso em um ambiente aconchegante e acolhedor;
   Conhecer a natureza, explorando materiais como água, pedras, folhagem, areia, terra, pedras;
   Cuidar de sua higiene corporal com ajuda e gradativamente de forma independente;
   Alimentar-se bem, em ambiente tranquilo e organizado;
   Ampliar a curiosidade, criatividade e imaginação;
   Apropriar-se da Cultura socialmente elaborada;
   Vivenciar experiências com a natureza;
   Agir com autonomia.



 Todas as ações são planejadas para contemplar as diferentes linguagens, sendo o brincar e as interações os grandes eixos de nosso trabalho. Nossos planejamentos seguem os princípios da autonomia e participação ativa das crianças, bem como, aposta nas relações interpessoais como fontes de aprendizagem. Para que o planejamento se revele em práticas é fundamental que todos os funcionários sejam envolvidos em formações pedagógicas e se comprometam eticamente com a comunidade a que servimos. De acordo com concepções de educação humanizadoras e democráticas, elaboramos pressupostas para orientar as relações interpessoais, eixo de nosso trabalho:
·    Respeitar os princípios validados no P.P.P. incluindo todos os envolvidos no processo educativo , funcionários e famílias;
·     Acolher as ideias e diferenças culturais das famílias e funcionários; 
·    Compreender o diálogo como a forma mais eficaz para uma relação de parceria em prol da qualificação do atendimento às crianças;
·    Considerar que o processo de aprendizagem é gradativo e que, portanto, deve ser construído coletivamente;
·    Conhecer e acolher a história de cada criança, para não estigmatizá-la, ou olhar de forma preconceituosa e discriminatória;
·    Refletir sobre as práticas, adotando posturas de pesquisa e reflexões constantes;
·    Jamais punir crianças por questões que são de responsabilidade da família, como exemplos, esquecimento de livros, fraldas, horários, roupas;
·    Considerar que os planos são flexíveis, que a rotina é viva e dinâmica, para que diante dos imprevistos, adotemos posturas de apoiar ou de solicitar apoio; 
·    Considerar o brincar como fonte de aprendizagens e um ato indissociável da rotina;
·    Respeitar e garantir o direito das crianças de fazerem escolhas;
·    Respeitar o ritmo e atender a necessidade de cada criança;
·    Não obrigar as crianças a fazerem o que lhes causa desconforto como dormir, comer, sentar ou esperar;
·    Acolher, compreender e intervir para que as crianças vençam as dificuldades em participar de algumas propostas;
·    Garantir os princípios de autonomia e cooperação em todos os momentos da rotina.
É importante ressaltar que a criança é “corpo, mente e emoção”, por isso cuidamos e educamos nossos bebes e crianças com a clareza de que os vínculos afetivos são fundamentais para que a aprendizagem ocorra. Consideramos os momentos de cuidados pessoais, como alimentação, trocas, higiene e descanso como os mais importantes para o fortalecimento dos vínculos, visto que, nessas horas os olhares se encontram e a confiança e respeito são explicitados de forma mais próxima.

Nosso papel é estabelecer vínculos de confiança e “apresentar a cultura elaborada em sua diversidade social e natural para os bebes e crianças de acordo com necessidades observadas e curiosidades demonstradas pelas crianças”. Quanto aos Campos de experiências, no dia a dia, observamos que estão interligados e por isso, ainda estamos construindo e elaborando todas as possibilidades de vivências a partir das observações que fazemos no dia a dia quando estamos com as crianças. Descrevemos as principais experiências e materiais que temos garantido em nossos planos, que acreditamos apoiam e desencadeiam o interesse e as interações dos bebes e crianças em conhecer o mundo , para que a partir de suas próprias culturas aprendam e se desenvolvam.

Nenhum comentário: