Objetivos:
Lei de
Diretrizes e Bases: Lei 9394 de 20/12/1996;
Objetivo da Educação
Básica
LDB: Titulo V –
dos Níveis e das Modalidades de Educação e Ensino:
Capitulo II
Seção I
Das Disposições
Gerais
Artigo
22º.
“A Educação Básica tem por finalidades desenvolver o educando assegurando-lhe a
formação comum, indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe
meios para progredir no trabalho em estudos posteriores”.
Seção II
Da Educação Infantil
Art.
29º.
“A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o
desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade (ou zero a cinco, na
medida em que as crianças de seis anos ingressem no Ensino Fundamental), em
seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação
da família e da comunidade”.
Art. 30º. A educação
infantil será oferecida em:
I
- creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade;
II - pré-escolas, para as crianças de quatro a cinco anos de idade.
Objetivos Gerais da Rede Municipal de Ensino.
A Educação, dever da família e do Estado, inspirada
nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento
do educando, sua formação contínua, o exercício da cidadania e sua qualificação
para o trabalho.
O sistema Municipal de Ensino, a fim de garantir o
cumprimento da finalidade proposta, deverá:
• Universalizar
o acesso à escola e assegurar a qualidade do atendimento garantindo a
permanência do aluno com sucesso nas suas aprendizagens;
• Garantir
a igualdade de condições a todos e a valorização da diversidade, considerando a
forma singular com que cada aluno se aproxima e se apropria do conhecimento,
exercendo no convívio escolar as relações de respeito e cooperação;
• Socializar
o conhecimento historicamente construído, de forma que seja reelaborado, com
suas peculiaridades socioculturais;
• Oportunizar
aprendizagens para a formação de sujeitos autônomos, críticos e participativos,
capazes de atuar com competência, dignidade, solidariedade, percebendo-se
responsável na sociedade.
Princípios que norteiam
o trabalho:
•
Princípios éticos – valorização da
autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao
meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.
•
Princípios políticos – garantia dos
direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem
democrática.
•
Princípios estéticos – valorização da
sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestações
artísticas e culturais.
Direitos de
aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil de acordo com a Base
Nacional Curricular Comum:
•
Conviver com outras crianças e
adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens,
ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às
diferenças entre as pessoas.
•
Brincar de diversas formas, em
diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), de
forma a ampliar e diversificar suas possibilidades de acesso a produções
culturais. A participação e as transformações introduzidas pelas crianças nas
brincadeiras devem ser valorizadas, tendo em vista o estímulo ao
desenvolvimento de seus conhecimentos, sua imaginação, criatividade,
experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas,
sociais e relacionais.
•
Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do
planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador
quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das
brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes
linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.
•
Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores,
palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos,
elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a
cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a
tecnologia.
•
Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas
necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões,
questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
•
Conhecer-se e construir sua identidade pessoal,
social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de
pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras
e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e
comunitário.
Objetivos Gerais para Educação
Infantil de acordo com DNCEI:
A educação infantil deverá se organizar de forma que
as crianças construam as seguintes capacidades:
·
Brincar, ampliando suas capacidades
expressivas e simbólicas, reelaborando significados sobre o mundo, sobre os
contextos e as relações entre os seres humanos;
·
Ampliar o conhecimento sobre seu próprio
corpo, suas possibilidades de atuação no espaço, bem como desenvolver e
valorizar hábitos de cuidado com a saúde e o bem estar;
·
Construir uma imagem positiva de si, com
confiança em suas capacidades, atuando cada vez mais de forma autônoma nas
situações cotidianas;
·
Conhecer diferentes manifestações
culturais como constitutivas de valores e princípios, demonstrando respeito e
valorização e diversidade;
·
Construir e ampliar as relações sociais,
aprendendo a articular seus interesses e pontos de vista com os demais,
respeitando e desenvolvendo atitudes cooperativas;
·
Valorizar e desenvolver atitudes de
preservação do meio ambiente, reconhecendo-se como integrante dependente e
agente transformador do mesmo;
·
Construir e apropriar-se do conhecimento
organizado nas diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e
escrita), utilizando-as para expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e
desejos, ampliando uma rede de significações;
·
Aprender a buscar informações de forma
autônoma, exercitando sua curiosidade frente ao objeto de conhecimento.
Objetivos Gerais da
Unidade Escolar:
Garantir
os direitos dos bebes e crianças por meio de rotinas flexíveis que atendam as
suas individualidades e necessidades, oferecendo variedades de materiais e
experiências para escolha, exploração e pesquisa, com propostas desafiadoras,
lúdicas e valorização das relações interpessoais, planejando rotinas de forma a
garantir para todas as crianças, igualmente, oportunidades de vivências e
experiências, em espaço previamente organizado, com intencionalidades
pedagógicas definidas, pelas educadoras. Incluir experiências em que as
crianças tenham oportunidades para:
• Brincar
e movimentar-se explorando os espaços com liberdade e segurança;
• Ter
atenção individual;
• Explorar
materiais individualmente;
• Participar de brincadeiras em pequenos
agrupamentos, de acordo com seu interesse ou planejamento da professora;
• Expressar
sentimentos;
• Ter
colo, acalanto e afeto sempre que necessitarem;
• Momentos
de descanso em um ambiente aconchegante e acolhedor;
• Conhecer
a natureza, explorando materiais como água, pedras, folhagem, areia, terra,
pedras;
• Cuidar
de sua higiene corporal com ajuda e gradativamente de forma independente;
• Alimentar-se
bem, em ambiente tranquilo e organizado;
• Ampliar
a curiosidade, criatividade e imaginação;
• Apropriar-se
da Cultura socialmente elaborada;
• Vivenciar
experiências com a natureza;
• Agir
com autonomia.
Todas as ações são planejadas para contemplar as
diferentes linguagens, sendo o brincar e as interações os grandes eixos de
nosso trabalho. Nossos planejamentos seguem os princípios da autonomia e
participação ativa das crianças, bem como, aposta nas relações interpessoais
como fontes de aprendizagem. Para que o planejamento se revele em práticas é
fundamental que todos os funcionários sejam envolvidos em formações pedagógicas
e se comprometam eticamente com a comunidade a que servimos. De acordo com
concepções de educação humanizadoras e democráticas, elaboramos pressupostas
para orientar as relações interpessoais, eixo de nosso trabalho:
·
Respeitar
os princípios validados no P.P.P. incluindo todos os envolvidos no processo
educativo , funcionários e famílias;
·
Acolher as ideias e diferenças culturais das
famílias e funcionários;
· Compreender
o diálogo como a forma mais eficaz para uma relação de parceria em prol da
qualificação do atendimento às crianças;
· Considerar
que o processo de aprendizagem é gradativo e que, portanto, deve ser construído
coletivamente;
· Conhecer
e acolher a história de cada criança, para não estigmatizá-la, ou olhar de
forma preconceituosa e discriminatória;
· Refletir
sobre as práticas, adotando posturas de pesquisa e reflexões constantes;
· Jamais
punir crianças por questões que são de responsabilidade da família, como
exemplos, esquecimento de livros, fraldas, horários, roupas;
· Considerar
que os planos são flexíveis, que a rotina é viva e dinâmica, para que diante
dos imprevistos, adotemos posturas de apoiar ou de solicitar apoio;
· Considerar
o brincar como fonte de aprendizagens e um ato indissociável da rotina;
· Respeitar
e garantir o direito das crianças de fazerem escolhas;
· Respeitar
o ritmo e atender a necessidade de cada criança;
· Não
obrigar as crianças a fazerem o que lhes causa desconforto como dormir, comer,
sentar ou esperar;
· Acolher,
compreender e intervir para que as crianças vençam as dificuldades em participar
de algumas propostas;
· Garantir
os princípios de autonomia e cooperação em todos os momentos da rotina.
É importante ressaltar
que a criança é “corpo, mente e emoção”, por isso cuidamos e educamos nossos
bebes e crianças com a clareza de que os vínculos afetivos são fundamentais
para que a aprendizagem ocorra. Consideramos os momentos de cuidados pessoais,
como alimentação, trocas, higiene e descanso como os mais importantes para o
fortalecimento dos vínculos, visto que, nessas horas os olhares se encontram e
a confiança e respeito são explicitados de forma mais próxima.
Nosso papel é
estabelecer vínculos de confiança e “apresentar a cultura elaborada em sua
diversidade social e natural para os bebes e crianças de acordo com
necessidades observadas e curiosidades demonstradas pelas crianças”. Quanto aos
Campos de experiências, no dia a dia, observamos que estão interligados e por
isso, ainda estamos construindo e elaborando todas as possibilidades de
vivências a partir das observações que fazemos no dia a dia quando estamos com
as crianças. Descrevemos as principais experiências e materiais que temos
garantido em nossos planos, que acreditamos apoiam e desencadeiam o interesse e
as interações dos bebes e crianças em conhecer o mundo , para que a partir de
suas próprias culturas aprendam e se desenvolvam.
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