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Promoção da saúde e bem-estar dos bebes e crianças


A parceria com a Equipe da saúde é importante para entendermos como agir ou ajudar as famílias sobre as constantes situações em que as crianças não estão bem. Assumir, com a criança, uma postura educativa e humanizadora, implica realizar todas as intervenções com respeito, atenção e escuta atenta ao que a criança está nos solicitando. Cada fase exigirá do educador nossas formas de agir. A partir do cuidado que recebe a criança construirá saberes culturais sobre procedimentos de higiene ao mesmo tempo em que constrói identidade.  A partir dessa concepção, fizemos alguns combinados; Acompanhamos sempre as crianças ao banheiro, ensinamos a fazer a higiene íntima, lavar as mãos e dar descarga e a auxiliar na manutenção da limpeza do vaso sanitário, quando necessário.


 Lavamos nossas mãos sempre com água e sabonete líquido, após o uso do banheiro e troca de fraldas antes e depois das refeições ou sempre que necessário. 
 Ensinamos a usar papel toalha para secar, que são descartados em seguida.  
Observamos a temperatura durante o dia para orientar e auxiliar bebes e crianças a usarem roupas e sapatos de acordo com o clima.
            Oferecemos água durante todo o dia, deixamos jarras e copos visíveis caso sintam sede. 
Cuidamos da higiene dos colchões onde as trocamos usando álcool gel, após cada procedimento.  Usamos luvas descartáveis a cada troca. 
Quando a criança está com assaduras ou brotoejas não usamos lenços, lavamos com água e sabonete líquido e secamos ao final. 
Os brinquedos/materiais dos bebes e crianças são lavados de acordo com a necessidade apontada pelos educadores (as), dialogada com a equipes de apoio. 
Não deixamos materiais pedagógicos nos banheiros nem produtos de limpeza ao alcance das crianças. 
Mantemos as salas/ambientes ventilados durante o tempo que bebes e crianças permanecem descansando/brincando/lendo/criando. 
Os momentos de alimentação são cuidadosamente organizados em pequenos grupos, para que o educador atenda as necessidades de cada bebe e criança de forma mais individualizada.   Seguimos o cardápio da S.E., não oferecemos nenhum alimento diferente, a não ser por prescrição médica.
Para garantir que esses cuidados sejam educativos durante as ações/ procedimentos de higiene, interagimos com os bebes e crianças, buscamos formas de incluí-los nas ações, para sejam ativos, protagonizando as experiências e tornem-se cada vez menos dependentes do adulto. 
Os toques/contatos físicos do educador devem ser realizados de forma cuidadosa e com sensibilidade, para evitar constrangimentos. 
Nessa fase observamos que muitas doenças são comuns, como as diarreias, gripes / resfriados, irritação nos olhos e na pele, assaduras /brotoejas nas partes íntimas. 
Apatia, mal estar, vômitos, choro/sono excessivo, falta de apetite ou febre são alguns sintomas que demonstram que a criança não está bem, agimos da seguinte maneira.   O professor deve observar e tentar inserir a criança na brincadeira, conversar com as gestoras para decidirem o contato com a família.

 Mal estar /vômito

Crianças que estão em tratamento por causa de gripe costumam vomitar enquanto tossem, outra situação é quando tem reação ao remédio ou mal estar matutino. Vomitar pode ser a maneira de ficar bem ou também uma forma do organismo revelar algo mais serio. Devemos observar as reações e entrar em contato com a família. É importante que a criança esteja em posição sentada, deitada de lado ou em pé. Nunca de bruços ou com a cabeça para trás. As excreções precisam ser eliminadas. E a criança precisa respirar livremente. 

Febre
Um dos educadores cuidará da criança, deixando-a mais à vontade, oferecendo água e monitorando a temperatura, enquanto outro entra em contato com as gestoras que decidirão se ligam para a família ou se levam para a Unidade Básica de Saúde.  

Diarreia
Quando as fezes estão amolecidas, oferecemos água mais vezes à criança, além de dar banho/lavar, após evacuar.   Observamos a frequência da evacuação. Acima de três diarreias, contatamos a família e indicamos que leve a criança a UPA, com o encaminhamento descrevendo as observações dos educadores.

Administração de Remédios
Verificamos a validade da receita e do remédio, bem como se o remédio prescrito condiz com o que foi enviado pela família (ex: remédios genéricos). Estando tudo de acordo, anotamos os horários e ministramos. A primeira dose , orientamos que seja administrada pelos familiares. Estamos sempre atentos a quaisquer reações nos bebes e crianças, enquanto estão sob efeito dos remédios, comunicando às famílias imediatamente caso surja algo de anormal. Os remédios devem ser devolvidos ao final do dia.


Ações de Prevenção:
Para prevenir diarreias, gripes, conjuntivites e evitar contágios, tomamos as seguintes precauções: Garantimos que tenham copos, escovas de dentes, lençóis, toalhas e edredons individualizados.  Cuidamos para que a higiene e limpeza dos ambientes e materiais de uso individual e coletivo sejam realizadas com frequência.  Escovas de dentes: são armazenadas individualmente em porta escova que deve ser fechado.  Chupetas que ficam na escola: são armazenadas em potes individuais.  Lençóis: são lavados uma vez por semana e sempre que escapar xixi, babas, entre outras secreções.  Copos das crianças: são lavados durante o dia e ao final.

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